style2

AS ERAS DA IGREJA

Estudo Bíblico

Estudo Bíblico - As Eras da Igreja


ESCRITURA BASE - CRISTO EM MEIO À SUA IGREJA DURANTE AS ERAS


Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.

Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;

E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;

E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.

E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;

O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

Apocalipse 1:9-20


BASES NO VELHO TESTAMENTO


Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.

Eclesiastes 11:1-2



Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.

Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.

Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

1 Samuel 16:10-13


VIRTUDES MANIFESTADAS NAS ERAS


E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa (1)fé a (2)virtude, e à virtude a (3)ciência,

E à ciência a (4)temperança, e à temperança a (5)paciência, e à paciência a (6)piedade,

E à piedade o (7)amor fraternal, e ao amor fraternal, o (8)amor.

Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Pedro 1:5-8



1 - ERA DE ÉFESO

ERA DE ÉFESO

Escritura base: Apocalipse 2:1-7

Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.


Mensageiro: Apóstolo Paulo


Duração: 53 a 170


Virtude:


Território: Ásia Menor


2 - ERA DE ESMIRNA

ERA DE ESMIRNA

Escritura base: Apocalipse 2:8-11

E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.


Mensageiro: Irineu


Duração: 170 a 312


Virtude: Virtude


Território: França


3 - ERA DE PÉRGAMO

ERA DE PÉRGAMO

Escritura base: Apocalipse 2:12-17

E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.

Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.

Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.


Mensageiro: Martin


Duração: 312 a 606


Virtude: Ciência


Território: França e Hungria


4 - ERA DE TIATIRA

ERA DE ESMIRNA

Escritura base: Apocalipse 2:18-29

E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:

Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.

Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.

E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.

Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.

E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.

Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.

Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.

E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,

E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.

E dar-lhe-ei a estrela da manhã.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


Mensageiro: Columba


Duração: 606 a 1520


Virtude: Temperança


Território: Irlanda e Escócia


5 - ERA DE SARDES

ERA DE SARDES

Escritura base: Apocalipse 3:1-6

E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


Mensageiro: Lutero


Duração: 1520 a 1750


Virtude: Paciência


Território: Alemanha


6 - ERA DE FILADÉLFIA

ERA DE FILADÉLFIA

Escritura base: Apocalipse 3:7-13

E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:

Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


Mensageiro: Wésley


Duração: 1750 a 1906


Virtude: Piedade


Território: Inglaterra


7 - ERA DE LAODICÉIA

ERA DE LAODICÉIA

Escritura base: Apocalipse 3:13-22

E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


Mensageiro: William Branham


Duração: 1906 a 1977


Virtude: Amor Fraternal


Território: América do Norte


8 - ERA DA PEDRA ANGULAR

ERA DA PEDRA ANGULAR

Escritura base: Apocalipse 4:1-5

Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.

E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.

E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.

E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.


Mensageiro: Anjo de Jesus Cristo (Apocalipse 1:1, 7:2, 14:6, 22:6 e 22:16)


Duração: 1977 à Eternidade


Virtude: Amor Divino


Território: América Latina e o Caribe


Clique sobre a imagem acima para fazer download do Gráfico das Eras

Clique sobre a imagem acima para fazer download do Gráfico das Festas Hebraicas


EXTRATOS DO REVERENDO WILLIAM BRANHAM SOBRE A CHEGADA DO PROFETA PRECURSADO - O MESSIAS - E DA ERA DA PEDRA ANGULAR, A OITAVA ERA


Pergunta: "VOCÊ É O MESSIAS?"

"Mas eu creio que eu, sendo o que sou, eu creio que eu tenho a Mensagem do dia. Eu creio que esta é a Luz do dia, e eu creio que ESTÁ APONTANDO PARA ESSE TEMPO QUE VEM."


"Mas deixe-me dizer isto: que, se virá uma Mensagem e virá um Mensageiro, eu creio que se este HÁ DE SER UM HOMEM; ENTÃO SERÁ ALGUÉM QUE VIRÁ DEPOIS DE MIM."


"Bem, a Vinda de Cristo estando já à mão, então a Mensagem que Elias deveria pregar nos últimos dias, se a história se repete... Assim como a estrela matutina anuncia aquela Vinda, a estrela vespertina anuncia A VINDA DE UM NOVO DIA; OUTRO DIA. Esta é a Vinda do Sol, que anuncia a ida do Sol que temos tido, e a Vinda de UM NOVO SOL. VEEM? UMA NOVA ERA, UM NOVO TEMPO ENTRANDO."


"Bem, hoje estamos no tempo do entardecer; as luzes do entardecer estão aqui. Esta Era [Laodicéia - editor] se desvaneceu. Veem o que quero dizer? ESTE DIA PASSOU, E SE ESTARÁ ANUNCIANDO A VINDA DE OUTRO DIA."


(CONDUTA, ORDEM E DOUTRINA DA IGREJA" 12, EM ESPANHOL, PÁGINA 620, PERGUNTA Nº 123)



Pode ser que seja meu tempo de partida ao Lar. Parece ser muito dessa maneira. Se for assim, ALGUÉM SE LEVANTARÁ DEPOIS DE MIM, que levará a Mensagem adiante. ELE SERÁ UMA PESSOA ESTRANHA, MAS ELE SE LEVANTARÁ DEPOIS DISTO, e levará a Mensagem adiante. E VOCÊS ESCUTEM-NO! Enquanto seja Escritural, fiquem com isso.


(O ESPÍRITO DE VERDADE, EM ESPANHOL, 18/01/1963, PÁGINA 7, PARÁGRAFO 43)



Bem, se eu pensasse que existisse uma denominação ou algum outro grupo de crentes que tivesse algo melhor do que nós temos aqui, irmãos, eu desejaria unir este pequeno corpo com isso rapidamente. Eu tenho esperado, eu tenho desejado, tenho estado sob expectativa, e tenho crido que UM GRANDE apareceria algum dia; ou talvez, O GRANDE PROFETA QUE TENHO MENCIONADO VIRÁ, O ELISEU. Eu sempre cri e pensei que talvez... ou, quem sabe, eu viveria para ver o dia em que - quando eu poderia mudar - quando EU VISSE AQUELA PESSOA SE LEVANTAR EM CENA. Então eu poderia pegar minha pequena igreja, e dizer: "Irmãos, ESTE É O HOMEM QUE TEMOS ESPERADO! ESTE HOMEM, ELE É AQUELE!" Eu tenho esperado aquilo. E se em realidade aquilo ocorreu, então estou esperando para dizer desde aqui de cima: "IRMÃOS, ESTE É AQUELE!" Vindo daqui. Veem? E eu quero ver que a Igreja permanceça assim.


(PONDO-NOS AO LADO DE JESUS, 01/06/1962, PÁGINA 8, PARÁGRAFO 35)



Agora, olhe A ERA QUE VEM AGORA, para cima, à Pedra Angular. Vê o que quero dizer? A Vinda do Senhor. O Manifestado. Deus em toda a Criação espera que a Igreja ache seu lugar posicionalmente.


(MISTÉRIO PREDESTINADO DE SUA VONTADE, 22/05/1960, LIVRO DE CITAÇÕES, PÁGINA 37, PARÁGRAFO 311)



Agora, olhe A ERA QUE VEM AGORA, para cima, à Pedra Angular. Vê o que quero dizer? A Vinda do Senhor. o manifestado. Deus em toda a Criação espera que a Igreja ache seu lugar posicionalmente.


(MISTÉRIO PREDESTINADO DE SUA VONTADE, 22/05/1960, LIVRO DE CITAÇÕES, PÁGINA 37, PARÁGRAFO 311)



Notem isto: estes homens foram preservados vivos por Deus desde seu ministério original para um serviço futuro, porque serviram tão perfeito. Pensem nisto. Este Espírito de Elias ministra CINCO VEZES. O de Moisés DUAS VEZES.


(LIVRO DOS SELOS, 22/03/1963, O QUINTO SELO, PÁGINA 314, EM ESPANHOL)



Quem sabe, seja agora o tempo e a hora QUANDO APAREÇA ESTA GRANDE PESSOA QUE ESTAMOS ESPERANDO. Quem sabe, este ministério pelo qual tenho tatado de converter as pessoas à Palavra, tenha servido de fundamento. Se for assim, então estarei lhes deixando para sempre. NÃO HAVERÁ DOIS AQUI AO MESMO TEMPO. E ainda, se fosse assim, ELE CRESCERÁ E EU DIMINUIREI. Eu não sei! Mas Deus me deu o privilégio de olhar e ver o que é. Vi se abrir até onde vi. Isso é correto.


(LIVRO DOS SELOS, 24/03/1963, O SÉTIMO SELO, PÁGINA 474-475, EM ESPANHOL)



A Luz do Novo Dia - 1999-2016 - Todos os Direitos Reservados